terça-feira, 20 de setembro de 2011

South Park


South Park é uma comédia americana criada por Trey Parker e Matt Stone. Destinado ao público adulto, o programa tornou-se infame por seu humor negro, cruel, surreal e satírico que abrange uma série de assuntos. A narrativa padrão gira em torno de quatro crianças: Stan Marsh, Kyle Broflovski, Eric Cartman e Kenny McCormick e suas aventuras bizarras na cidade-título do programa.

South Park estreou em 13 de agosto de 1997, obtendo êxito instantâneo e alcançando posteriormente as maiores audiências da televisão paga nos Estados Unidos. Originalmente produzido através de animação de recortes, cada episódio é atualmente realizado em um software que reproduz o estilo característico do programa.



Os episódios são normalmente escritos e produzidos durante a semana anterior à sua divulgação, com a grande maioria dos shows sendo escritos, dirigidos e dublados por Parker e Stone. Após as duas primeiras temporadas, Parker se tornou o único escritor e diretor creditado. A partir de 2010, um total de 209 episódios foram exibidos durante as 14 temporadas da série. Parker e Stone renovaram contrato para produzir 14 novos episódios em 2011, estreando a décima quinta temporada em 27 de abril do mesmo ano.

Em 1999, menos de dois anos após a estréia do programa, seu primeiro longa metragem foi lançado. South Park: Bigger, Longer & Uncut, uma comédia musical, foi dirigida por Parker, que co-escreveu o roteiro com Stone e Pam Brady. O filme foi em geral bem recebido pelos críticos, arrecadando um total de 83,1 milhão de dólares em bilheteria nacional e internacional. O filme satiriza as controvérsias em torno da própria série, e acabou entrando para a edição de 2001 do Guiness World Records na categoria "Mais Palavrões em Filme de Animação". A canção "Blame Canada", tirada da trilha-sonora do filme, rendeu a seus compositores, Parker e Marc Shaiman, uma indicação ao Oscar de "Melhor Canção Original".


Nenhum comentário:

Postar um comentário