sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego


Foco e preparo

O entrevistador está o tempo todo analisando como é o seu processo de tomada de decisão. “Ele tenta entender como a sua cabeça funciona”, diz Mello. Segundo ele, as perguntas são abertas, nada de “sim” ou “não”. Responda sempre de forma completa, mas tomando cuidado para não se exceder e fugir do assunto. “Lembre-se de que o objetivo é prever suas ações futuras como suposto funcionário e minimizar o risco da contratação”.

Mello afirma que o melhor modo de o entrevistador entender como e por que o candidato passou por diversas situações na vida é pedindo para ele descrever sua história por meio de uma linha do tempo. Comece pela faculdade e conte até o último emprego, explicando como tudo aconteceu e focando no que o outro quer ouvir.

Para o especialista em procurar pessoas talentosas no mercado, existe uma frase que de ser o seu mantra: “mais do que normal, você precisa ser natural”. Não adianta revelar tudo o que o mercado demanda se na hora H você não conseguir cumprir com o que mostrou. “É preciso mostrar quem você realmente é”, completa.

Desmarcar, pega mal?

Mas e se no dia da entrevista acontece algum imprevisto, daqueles irremediáveis? “Em cidades grandes, imprevistos acontecem, o que vai chamar a atenção na verdade é a atitude da pessoa”, explica Carlos Mello. No caso de não poder comparecer, preserve o tempo da empresa: comunique-se com antecedência, explique o problema e pergunte se existe a possibilidade de reagendar. Nunca deixe que o entrevistador corra atrás de você.

Fonte: Daquidali


Nenhum comentário:

Postar um comentário